As quatro universidades públicas da Paraíba estão oferecendo, juntas, 6.135 vagas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) no processo para o segundo semestre de 2016. As inscrições para esta edição do Sisu começaram nesta segunda-feira (30) e seguem até o dia 2 de junho, e poderão ser feitas no site do Sisu.
Nesta edição do Sisu, a instituição de ensino da Paraíba que mais vai oferecer vagas pelo processo seletivo federal é a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), com 2.707 oportunidades, sendo 2.050 em ampla concorrência e 657 vagas do sistema de cota. As vagas são para 68 cursos da instituição.
A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) vai oferecer 738 oportunidades em 78 cursos. Já a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), o número total de vagas ofertadas é de 1.580, para todos os campi. O curso de bacharelado em engenharia elétrica no campus de Campina Grande é o que oferece o maior número de vagas no órgão, com 110 oportunidades.
No caso do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), estão sendo ofertadas 1.110 vagas para 30 cursos entre licenciaturas, tecnologias e bacharelados em nove Campi do da instituição em Cabedelo, Cajazeiras, Campina Grande, Guarabira, João Pessoa, Monteiro, Patos, Picuí e Princesa Isabel.
Os estudantes que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 já podem acessar o site do Sisu e consultar as vagas disponíveis para o segundo semestre deste ano.
Em todo o Brasil, estão sendo oferecidas 56.422 vagas em 65 instituições públicas de ensino superior. O número de vagas aumentou 1,5% às cerca de 55,6 mil ofertadas no segundo semestre do ano passado.
O Sisu é um processo seletivo que usa as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para selecionar estudantes em cursos de graduação de universidades federais e institutos tecnológicos de ensino superior. Para participar, é preciso ter feito o Enem em 2015 e obtido nota acima de zero na redação.
A inscrição é feita exclusivamente pela internet e é gratuita. No ato da inscrição, o estudante pode realizar duas opções para cursos diferentes. O sistema indica as notas de corte para cada curso ao estudante, que pode alterar as opções de curso de acordo com a nota.