A falta de placas de sinalização na estrada que dá acesso às praias do Litoral Sul da Paraíba é apontada por 21,9% dos turistas que visitam a Região Metropolitana de João Pessoa como sendo o maior ponto negativo da visita. O dado consta na pesquisa anual do desempenho do turismo na região, feita pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas Econômicas e Sociais da Paraíba (Ifep). Segundo 56,7% dos turistas entrevistados, as praias são apontadas como maior ponto positivo da região.
A redação tentou entrar em contato com o Departamento de Estradas e Rodagens da Paraíba (DER-PB), órgão responsável pela manutenção da sinalização nas estradas estaduais, mas até o fechamento desta reportagem não obteve retorno.
A pesquisa foi feita no período compreendido entre o final de dezembro de 2015 e janeiro de 2016 e divulgada pela Federação do Comércio da Paraíba (Fecomércio). O objetivo do levantamento é apresentar os principais indicadores da atividade turística na região e traçar um perfil do turista que visitou a capital paraibana e as cidades circunvizinhas no período da coleta de dados.
Além da falta de sinalização, entre os cinco pontos negativos apontados pelos turistas, estão a demora no atendimento em restaurantes e bares da região (9,52% dos turistas), poucas lixeiras nas praias do Litoral Sul, pontos turísticos e na orla de João Pessoa (8,33%), poucas placas de informação turística nas estradas do estado (7,62%) e a falta de uma plataforma de embarque e desembarque no aeroporto Castro Pinto para proteger o turista da chuva (6,9%).
Já o ‘top cinco’ de pontos positivos constam também a receptividade do povo paraibano (14,6%), o pôr-do-sol na Praia do Jacaré (10,94%), o passeio na calçadinha da orla de Tambaú e Cabo Branco (9,92%) e as praias do Litoral Sul (8,9%). As praias mais visitada pelos turistas foram as de Tambaú (78,17%) e Cabo Branco (74,16%), seguidas pelas praias do Bessa (44,94%), Coqueirinho (43,98%) e Manaíra (40,45%).
O levantamento feito pelo Ifep também relacionou os pontos turísticos mais visitados pelos turistas durante o período da pesquisa. Em primeiro lugar está o Mercado de Artesanato Paraibano, que foi visitado por 52,29% dos turistas. Com 50,82% das visitas, está o Hotel Tambaú, seguido da Estação Cabo Branco (49,36%), do Farol de Cabo Branco (46,07%) e do pôr-do-sol da praia do Jacaré (43,51%).
Fora da Região Metropolitana de João Pessoa entre os destinos mais procurados estão o Açude Velho, o Parque do Povo e a Vila do Artesão, em Campina Grande, além da Estátua de Frei Damião, em Guarabira, o Parque dos Dinossauros, em Sousa, o Parque Religioso Cruz da Menina, em Patos, a Cachoeira do Roncador, em Bananeiras, o Cristo Redentor, em Itaporanga, e a Pedra de Ingá, em Ingá.
Do G1 Paraíba