Milhares de pessoas tiveram que ser evacuadas durante a passagem do tufão Koppu nas Filipinas, que atingiu neste domingo (18) o norte do país com ventos constantes de 175 km/h e rajadas de até 210 km/h. Pelo menos uma pessoa morreu.
Fontes oficiais das áreas afetadas pelo tufão indicaram que o fenômeno inundou extensas regiões, danificou seriamente a vegetação e plantações e derrubou vários postes elétricos, enquanto foram cancelados 24 voos nacionais e internacionais.
De acordo com a agência de notícias EFE, quatro pessoas morreram e 25 mil foram evacuadas. Já segundo a BBC, apenas uma morte foi confirmada – a de um adolescente que estava em uma casa atingida por uma árvore em Manila – e 15 mil pessoas foram deslocadas.
Além da morte do adolescente, a Associated Press também afirma que uma mulher de 62 anos foi morta em decorrência de uma desabamento na cidade de Subic.
Antes da chegada do tufão, 6,5 mil pessoas já haviam sido evacuadas por questões de segurança pela defesa civil regional.
Do G1