O meio-campista Richarlyson é o novo reforço do Campinense para a disputa da Série D do Brasileiro. O jogador de 36 anos, com passagens por grandes clubes do futebol brasileiro – como São Paulo e Atlético-MG – e dono de títulos importantes – Brasileirão, Libertadores e Mundial -, chega ao Rubro-Negro de Campina Grande com a missão de salvar o time de uma eliminação precoce na quarta divisão do futebol nacional.
A carreira de Richarlyson tem sido marcada por altos e baixos nos últimos anos, onde chegou a anunciar sua aposentadoria do futebol no fim de 2014. No ano seguinte, se aventurou em outro esporte. O jogador defendeu a equipe do Taquarituba, do interior paulista, em algumas competições de vôlei. Mais recentemente, quando estava sem atuar, passou a praticar crossfit e cogitou até participar de algumas competições. No início deste ano defendeu as cores do Noroeste na Série A3 do Campeonato Paulista.
O meio-campista – que atua como meia, volante ou lateral-esquerdo – conquistou nada menos que três títulos brasileiros e um Mundial pelo São Paulo, e uma Copa Libertadores e uma Recopa pelo Atlético-MG, além de três estaduais pelos dois clubes. Ao longo da carreira, ele ainda vestiu as camisas de outros times do Brasil – Vitória, Chapecoense, Novorizontino, Guarani e Cianorte – e do exterior – jogou no FC Goa, da Índia, e no Red Bull Salzburg, da Áustria. Em 2008, o bom desempenho aliado à versatilidade o credenciou a ser convocado para a Seleção Brasileira, pelo então técnico Dunga.
De volta ao futebol, ele vai jogar pela primeira vez na Paraíba. Ao Campinense, ele chega com uma missão para lá de complicada: ajudar o time a conseguir três vitórias nos próximos três jogos para se classificar à fase de mata-mata da Série D sem depender de outros resultados.