Com um investimento total de 2,5 milhões, a Prefeitura de Dona Inês, numa parceria com o Governo Federal, teve início a construção do Aterro Sanitário de Resíduos Sólidos da Cidade. A obra, que cumpri o que determina a lei nº 12.305/10 – a Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS)-, fica na Chã de Palhares, Zona Rural do Município.
Na última semana, o Prefeito Antônio Justino esteve visitando a obra, acompanhando de perto a construção de um dos mais importantes equipamentos para os dias de hoje. “Não estamos falando apenas de um aterro sanitário ou cumprimento de uma Lei. Estamos falando de saúde pública, de qualidade de vida para a nossa população. Esse equipamento põe um fim no lixão da Cidade, que é incorreto e nocivo ao Cidadão.” Comentou o Prefeito, acrescentando que o projeto é para 30 anos.
O Município de Dona Inês é um dos primeiros do Estado a iniciar a construção de um equipamento como esse. “Isso se deve graças aos nossos esforços e as parcerias certas. Há anos estamos buscando esses recursos, e até conquistá-los percorremos um longo caminho.” Destacou.
“Já iniciamos o Programa de coleta seletiva de lixo na Cidade, incentivando a população a separar o lixo que pode ser reciclado, preparando nosso povo para esse novo tempo.” Concluiu o prefeito Antônio Justino.
Aterro sanitário é uma espécie de depósito no qual são descartados resíduos sólidos provenientes de residências, indústrias, hospitais e construções. Grande parte deste lixo é formada por materiais não recicláveis.
Os aterros sanitários são importantes, pois solucionam parte dos problemas causados pelo excesso de lixo gerado nas grandes cidades.