Dores crônicas na cabeça, coluna, costas… Muita gente sofre disso, e a boa notícia é que tem tratamento e prevenção. Uma das alternativas é corrigir as posturas do seu corpo. As informações são do programa Bem Estar, da Rede Globo.
Em média, as pessoas passam quatro horas por dia com a cabeça inclinada. A nossa cabeça pesa cerca de 8% do peso do nosso corpo. Quanto mais ela projetada para frente, maior o peso na nossa coluna cervical. O ortopedista Henrique Haidar Jorge e o fisioterapeuta Francis Nassar deram dicas para aliviar a dor.
Um dos tratamentos é a osteopatia. Ela alivia as dores e recupera os movimentos das articulações porque diminui a tensão dos músculos. Entretanto, para que os benefícios continuem é preciso haver uma manutenção. Depois do tratamento, uma atividade física frequente é indicada para os pacientes.
A osteopatia pode ser usada como forma de tratamento para os vícios posturais, lesão, pós-cirúrgicos, gestos repetitivos. A mobilização e a manipulação ajudam a descomprimir as articulações e melhorar a função do movimento. Ela não é indicada apenas para casos de fraturas, osteoporose, tumores, infecções e ferimentos.