Cerca de trinta famílias do conjunto Lucas Porpino interditaram um trecho da rodovia PB-073, que liga os municípios de Guarabira e Mari, na manhã desta quarta-feira (25), reivindicando a permanência nos terrenos que foram invadidos e que pertencem ao Governo do Estado. A manifestação teve início por volta das 6h e foram queimados madeiras e pneus no meio da pista.
De acordo o representante do grupo, o motivo do protesto é que eles vão ter que sair dos terrenos públicos onde moram. A área pertence a Companhia Estadual de Habitação Popular (CEHAP) e, segundo o órgão, serão construídas casas para bombeiros militares no local, mas não há previsão de quando isso vai acontecer.
Em fevereiro deste ano, os mesmos moradores bloquearam a pista pelo mesmo motivo. Na época, segundo o representante, após conversas com o advogado da CEHAP e a Prefeitura de Guarabira, ficou acordado que o governo municipal iria ceder um espaço para que fossem feitas as casas para os militares. No entanto, a prefeitura nega a informação.
Durante o protesto, o trânsito ficou lento na região, mas após um acordo foram retirados os objetos que interditavam a pista e a via foi liberada.
A manifestação terminou por volta das 12h e, segundo informações, os moradores serão ouvidos em uma audiência na próxima terça-feira (02), na Câmara Municipal.