Morreu na manhã deste sábado (1º), o detento de 26 anos que foi baleado na cabeça dentro do Presídio do Serrotão, em Campina Grande, na manhã da segunda-feira (27), quando também um princípio de rebelião registrado no local. A informação foi confirmada pelo Serviço Social do Hospital de Trauma de Campina Grande.
De acordo com a assessoria de imprensa do Trauma de Campina Grande, o apenado baleado foi levado para o hospital por uma equipe de agentes da penitenciária em estado grave e estava sendo atendido na área vermelha, mas não resistiu aos ferimentos. O secretário estadual da Administração Penitenciária (Seap), Wagner Dorta, disse que na ocasião houve confronto entre agentes e detentos.
O motim foi controlado por volta das 12h30 do dia 27 de julho. Ainda de acordo com o secretário, o motivo da rebelião teria sido por conta de uma insatisfação dos detentos após a mudança da regra de banho de sol.
“Eles ficaram insatisfeitos por conta da mudança nas regras do banho de sol. Antes, todos os pavilhões tomavam banho de sol juntos. Agora cada um tem seu horário. Esta mudança é visando a segurança”, afirmou à época.
Sobre a rebelião, Wagner Dorta informou que regras foram modificadas na unidade prisional, o que irritou os presos. “Antigamente, todos os presos, mais de 900, tomavam o banho de sol juntos e isso dificultava a segurança. Agora cada pavilhão tem seu momento e eles se irritaram. Nós não vamos recuar para manter a ordem dentro do presídio”, contou. Atualmente, a unidade possui 920 presidiários, segundo o secretário da Seap.
Do G1 Paraíba