A cidade de Guarabira, uma das mais populosas do Estado da Paraíba, a 98 km de João Pessoa, ganhará um novo teatro.
O equipamento está sendo construído pelo Colégio da Luz e homenageará a educadora Detinha Diogo, que dirigiu o Colégio desde 1980, após a saída das Irmãs de Santa Catarina de Sena. (O Colégio da Luz foi fundado em 1936 pelo Monsenhor Emiliano de Cristo e dirigido pelas Irmãs até dezembro de 1979).
O ambiente teatral ocupará a área do antigo auditório da escola. Cerca de duzentas poltronas garantirão a comodidade do público. Uma sala vip e um espaço privilegiado para cadeirantes integram o projeto.
A arquiteta Luísa Costa, filha de Rosana Diogo, assina o projeto da fachada do teatro e a iluminação da casa de espetáculos ficará por conta do técnico em iluminação, Fabiano Diniz, também iluminador da UFPB.
Inicialmente, o espaço será utilizado exclusivamente para as atividades do Colégio da Luz, mas futuramente o teatro poderá atender outros eventos.
Segundo Marcus Diogo, filho da homenageada e um dos diretores do Colégio, o teatro faz parte das comemorações dos 80 anos da instituição, que se tornou uma das maiores referências em educação em todo o território paraibano.
Para Samuel e Rosana, igualmente herdeiros do legado deixado por Detinha Diogo, a homenagem é mais do que justa e representa um compromisso de continuidade do projeto iniciado pela mãe.
Se tudo ocorrer dentro do esperado, o teatro Detinha Diogo será entregue em outubro.
Curiosidade
Na década de 80, quando Detinha Diogo já dirigia o Colégio da Luz, numa noite de muita chuva em Guarabira, o teto do antigo auditório ruiu. A sorte é que não tinha ninguém. As cadeiras foram danificadas juntamente com o piano que pertencia a Rosana Diogo. A diretora foi obrigada a contrair empréstimos e começar a reconstrução. Aproveitou e reforçou toda a base e levantou um salão de eventos no primeiro andar. Posteriormente, o salão foi dividido em várias salas de aula e depois, a neta de Detinha, Luísa Costa, já arquiteta, projetou as novas salas do Ensino Médio. Agora, está sendo reformada toda a parte de baixo.
Rafael San