Tem início nesta quarta-feira (22), e segue até o dia 30 de junho em Guarabira, no Agreste paraibano, a exposição internacional de arte naif no Brasil. Trata-se do FIAN – Festival Internacional de Arte Naif, que acontece em sua segunda edição reunindo um acervo de 174 obras pertencentes a 115 pintores de 13 países.
Realizado pela Prefeitura Municipal de Guarabira, numa parceria com o Ateliê Adriano Dias, o II Fian vai promover o encontro de artistas naifs de várias nacionalidades, além de ser uma vitrine de importantes obras desse segmento das artes plásticas. Além da exposição, haverá a premiação das obras vencedoras com entrega do Troféu Pavão Misterioso, numa referência ao cordelista José Camelo de Mello Rezende, filho de Guarabira e autor do famoso folheto “Romance do Pavão Misterioso”.
Cerca de 60 artistas, de outros estados do Brasil e de alguns dos países participantes, estarão presentes à vernissage que acontece a partir das 19h, no Centro de Documentação Cel. João Pimentel, localizado na Praça da Matriz. Após a abertura do salão, haverá atração musical na Praça João Pessoa, com participação do cantor Tinho Santos (da cidade de Areia) e do guarabirense Artur Neto.
O festival irá homenagear três importantes nomes ligados à arte naif. O baiano Waldomiro de Deus, um dos maiores expoentes dessa estética da pintura, já está na cidade desde a última segunda-feira e será o homenageado especial. O outro homenageado será Josenildo Suassuna, em memória, que faleceu no ano passado e será representado por familiares. Finalmente, como convidada especial, a museóloga Jacqueline Finkelstein, diretora do Museu Internacional de Arte Naif, sediado no Rio de Janeiro, será homenageada por seus serviços prestados à promoção e difusão de vários artistas naifs no Brasil e exterior.
SERVIÇO:
FIAN – Festival Internacional de Arte Naif
Data: 22 de maio (quarta-feira)
Hora: 19:30h
Local: Centro de Documentação/Museu de Arte Naif (Praça da Catedral), Centro de Guarabira