Há duas semanas, a internet conheceu o Who Deleted Me, um app que notificava o usuário quando alguém o excluía da lista de amigos do Facebook. Não mais. A rede social bateu seu martelo e solicitou que a ferramenta fosse descontinuada.
Questionado sobre o assunto, o Facebook foi sucinto. “Nós agimos contra aplicativos que violem nossos termos e políticas”, diz o comunicado.
O app estava disponível para Android e iOS, e funcionava de maneira semelhante ao Who Unfollowed Me on Twitter exibindo as pessoas que excluiram o usuário, os novos amigos e as pessoas bloqueadas no Facebook. Ao fazer o download, o Who Deleted Me on Facebook começava a rastrear os contatos. Amizades desfeitas antes não eram exibidas. A ferramenta estava disponível também como uma extensão do navegador.
Agora, nenhum dos apps ou extensões funcionam mais, mesmo para quem já havia o serviço instalado em seus celulares ou navegadores.
“Infelizmente, devido a uma solicitação do Facebook, o Who Deleted Me não está mais disponível em nenhuma plataforma”, explica Anthony Kuske, o desenvolvedor do app. “Ele foi criado para ser uma ferramenta útil para melhorar a experiência da rede social, mas o Facebook não o viu desta forma”, completa o comunicado.
Quando a ferramenta ganhou notoriedade e divulgação pela mídia de tecnologia, o influxo de usuários foi intenso, chegando a derrubar o serviço e causando lentidão, o que fez com que Kuske trabalhasse intensamente para solucionar o problema. Infelizmente, o trabalho foi em vão.
Do Olhar Digital