A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) outorgou, na tarde da quinta-feira (15), o Título de Doutor Honoris Causa ao escritor, poeta, cronista e ficcionista paraibano, de 81 anos, Políbio Alves. A solenidade aconteceu no Campus I, em João Pessoa.
Presidida pela vice-reitoria da UFPB, Liana Filgueira, a cerimônia contou com a presença do grupo musical Quarteto de Cordas. Também estiveram na solenidade de concessão do título, pró-reitores, diretores de centro da UFPB, membros do Consuni e também Damião Ramos Cavalcanti, secretário de Cultura do estado, e o professor José Neto Barreto Júnior, coordenador da Secretaria dos Órgãos Deliberativos da Administração Superior (Sods), e a professora Bernardina Freire – proponente do título – , familiares e amigos do homenageado.
O homenageado Políbio Alves relatou com emoção a sensação de receber o título: “É o sentimento de luta, responsabilidade e de respeito pela literatura brasileira produzida na Paraíba. Esse prêmio veio coroar essa literatura”, disse, emocionado.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/O/u/6WlkU9QV6dvB16aaRgXQ/polibio-titulo-doutor-honoris-causa.jpg)
Homenageado Políbio Alves relatou com emoção a sensação de receber o título. — Foto: Reprodução UFPB
O escritor destacou também o que foi de mais significativo, segundo ele, para o seu legado e aconselhou os novos escritores. “O mais significativo é essa minha teimosia em acreditar na literatura brasileira produzida na Paraíba. Não é fácil e o que me salvou foi ler. Os livros me salvaram, isso é o que é mais importante na minha vida e o que eu digo para os novos escritores – ler, ler e ler. Leia infinitamente todos os dias”, destacou.
Em discurso, Liana Filgueira comentou sobre a importância da entrega do título. “Um doutor de fato, um homem que consegue tantas conquistas no mundo literário, deixa marcas, registros e colabora com a sua criatividade na capacidade de fazer o outro viajar na imaginação, nos sonhos e na história da Paraíba”, disse ela em discurso.
O Conselho Universitário (Consuni), órgão deliberativo máximo da Instituição, aprovou, por unanimidade, em reunião ordinária no mês de maio deste ano, a outorga do título de Doutor Honoris Causa ao escritor. A proposta da concessão foi protocolada em 6 de janeiro pela docente do Departamento de Ciência da Informação e ex-vice-reitora da UFPB, Bernardina Freire.
“Políbio é reconhecido internacionalmente com mais de trinta prêmios internacionais e a UFPB veio reconhecer e chancelar a qualidade literária polibiana”, disse a professora Bernardina Freire.
Segundo Bernardina, ser escritor no Brasil não é fácil e, na Paraíba, sobretudo, é difícil. Mas asseverou que Políbio é um incentivador eterno dos novos escritores, embora a literatura ‘polibiana’ seja uma literatura diferenciada. Uma de suas características, por exemplo: Políbio não repete palavras em uma mesma página.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/3/p/UIlpnzQtytUJnb0wYgJw/bernardina-freire-ufpb.jpg)
A proposta da concessão foi protocolada em 6 de janeiro pela docente Bernardina Freire. — Foto: Reprodução UFPB
“Tem uma frase de Políbio que eu gosto muito na qual ele diz: ‘Escrevo para não morrer de silêncio’. Assim, ele continua fazendo bons barulhos aos nossos ouvidos. Logo, vai nos incentivando a ver a alma, o mundo”, disse Bernardina.
De Manchete PB
com G1 Paraíba