A Assembleia Legislativa do Estado realizou Sessão Especial com o objetivo de debater o Programa Rota Cultural Caminhos do Frio. A sessão aconteceu na tarde desta segunda-feira (4) no plenário Deputado José Mariz e foi presidida pelo deputado estadual Raniery Paulino.
A sessão também contou com a participação do deputado Tião Gomes; os prefeito de Solânea, Beto Brasil; de Bananeiras, Douglas Lucena; e o de Serraria, Severino Brizola. Além disso, também prestigiaram o evento os vice-prefeito de Matinhas, Felipe Moura; e o presidente do Fórum de Turismo do Brejo, Sergesson Silvestre.
Para o deputado Raniery Paulino, o programa, que este ano está na sua 11ª edição, se tornou um dos eventos mais importantes da Paraíba, por se tratar de um programa que valoriza o patrimônio cultural, histórico e as riquezas naturais, com uma vasta agenda realizada pelo Fórum de Desenvolvimento Turístico Sustentável do Brejo Paraibano.
O parlamentar também comentou sobre a necessidade de promover o turismo interno na Paraíba “Muitas vezes nós queremos buscar o turista que está lá no exterior e não faz com o mercado que nós temos aqui interno. Por exemplo, os paraibanos do Cariri não conhecem o Forte de Cabedelo. Quem está no litoral não conhece o Lajedo de Pai Matheus ou não conhece Brejo das Freiras. Nós temos que nos divulgar internamente e preparar nossos equipamentos para receber o turista lá de longe, mas receber os turistas do próprio estado”, pontuou.
Já o deputado Tião Gomes ressalta que o Caminhos do Frio é um projeto que surgiu e ficou sem seguir o costume aqui da Paraíba de os governos não se interessarem por aquilo que não é produto do seu meio. “O festival do frio é um festival que não é mais de ninguém é nosso, é do Brejo. Nós temos hoje um reconhecimento nacional e o Governo tem feito de tudo para segurar esse projeto que não é barato” comemorou Tião.
O Prefeito de Solânea, Beto Brasil, parabenizou o deputado Raniery Paulino pela iniciativa e comentou sobre a satisfação da população em receber o projeto. Para o Prefeito de Bananeiras, Douglas Lucena, o Caminhos de Frio é mais um dos eventos que se consolida no Brejo Paraibano, já que envolve nove municípios. Já o prefeito de Serraria, Severino Brizola, afirmou que o projeto levanta uma bandeira de muita de independência e apesar da luta, todo ano ocorre por conta da união dos gestores da região.
A Rota Cultural Caminhos do Frio acontece na região do Brejo paraibano entre os meses de junho e setembro nos municípios de Bananeiras, Pilões, Solânea, Areia, Alagoa Grande, Remígio, Matinhas, Serraria e Alagoa Nova.