Mais uma vez a Comunidade de Timbó, zona rural do município de Jacaraú, recebeu através de uma ação popular o atendimento médico gratuito e voluntário de um dos maiores nomes da medicina paraibana, o médico Dr Fernando Florêncio. Conceituado e popularmente conhecido pelas ações beneficentes em favor do povo jacarauense, Dr Fernando continua cumprindo a promessa que fez ao povo da Comunidade; ele fará o atendimento mensalmente e de forma gratuita até a reabertura da Unidade Básica de Saúde (UBS) local. A ação foi uma forma de atender aos inúmeros apelos dos populares e inusitadamente protestar contra o fechamento da UBS.
A Unidade “Dr Alberto Leite” no Timbó, foi construída e entregue à população em dezembro do ano passado. Totalmente equipada e com estrutura de primeiro mundo, foi deixada em pleno funcionamento pela gestão passada. Há quase três meses fechada, agora os moradores do Timbó lamentam e reclamam da falta de atendimento médico no equipamento.
À convite de um representante da Comunidade, senhor Genésio Pessoa, estivemos na “tenda da esperança” (popularmente batizada), para acompanhar os atendimentos. Embora o comunicado tenha sido para os moradores de Timbó, pessoas de outras localidades próximas também estiveram por lá e passaram por consultas. Durante toda a manhã o movimento foi intenso.
A Secretaria Municipal de Saúde justifica que enquanto esteve aberta a Unidade Básica de Saúde funcionou de maneira irregular. Segundo a coordenadora da Atenção Básica no Município, senhora Cida Batista, a Unidade de Saúde não estava credenciada no Ministério da Saúde, ela afirma que o processo já foi iniciado e que aguardam o cadastramento para iniciar o atendimento no Timbó de maneira legal. Já o senhor Reginaldo (Cipó de rato), falando em nome da Secretaria Municipal de Saúde, alegando ser assessor do Secretário da pasta, senhor Hermano Cruz; garantiu publicamente que todas as providências já haviam sido tomadas pela gestão municipal e que a reabertura da UBS no Timbó aconteceria no prazo de até 40 dias, as declarações foram feitas em participação no programa “Jornal Meio Dia”, da Rádio Alvorada FM, no início de fevereiro.
O ex-prefeito João Ribeiro esteve visitando o Distrito de Timbó e acompanhou o atendimento deste sábado na “tenda”. Ele rebateu as declarações e afirmou que “a Secretaria Municipal de Saúde tem total autonomia para prestar atendimento médico”; continuou dizendo que “a regulamentação no Sistema alegado pela coordenação atual, seria uma burocracia necessária apenas para o recebimento de recursos do Governo Federal, mas que nada impede a contratação de médico por meio da Secretaria, desde que as despesas sejam pagas com recursos próprios da Prefeitura”; ele ainda concluiu sua fala lamentando, segundo disse, “em sua gestão lutou muito para conseguir construir e deixar a UBS funcionando e que é triste o descaso e as desculpas esfarrapadas da atual gestão”.
Com ou sem regulamentação, estando no local, o que pudemos atestar foi a carência de atendimento médico na Comunidade e observar um equipamento com aquela estrutura importante de promoção à saúde pública fechado, sentimos uma íntima e particular sensação de abandono. A atitude solidária de Dr Fernando Florêncio é louvável e as pessoas que estiveram em busca de atendimento, cerca de quarenta em uma só manhã, precisam de uma resposta rápida da gestão municipal. Sabemos o quanto esses processos burocráticos são demorados, porém é preciso celeridade e buscar formas paliativas de, ao menos, tentar amenizar o sofrimento daqueles moradores. O problema existe e está posto, o que se espera agora é solução.
Como perguntar não ofende, pergunto: -Até quando a Comunidade terá que esperar? Porque os 40 dias que foram estipulados já se passaram.
Pery Camilo