“Que país é esse que mata gente, que a mídia mente e nos consome?”. É com este lema que a Diocese de Guarabira realizará no próximo sábado (12), a 21ª edição do “Grito dos Excluídos”. Neste ano, o evento acontecerá na cidade de Pilõezinhos.
Visando a realização da manifestação popular, a Pastoral da Comunicação (Pascom) realizou na manhã desta quarta-feira (09) uma coletiva de imprensa com o Bispo Dom Lucena, no Seminário Diocesano São José, em Guarabira. Na pauta estiveram assuntos como a sensibilização e a articulação do “Grito”.
De acordo com o bispo, o lema traz um tom de denúncia contra os recentes acontecimentos que a sociedade vem enfrentando. “Estamos perdendo o que conquistamos há anos. Prova disso é o aumento da cesta básica, do botijão de gás, da energia elétrica, e quem sofre somos nós. O grito é uma forma de protesto contra tudo isso”, afirmou.
Conforme Dom Lucena, o “Grito dos Excluídos” tem como objetivo sensibilizar as autoridades. “Mesmo não sendo o evento das grandes massas é, porém, a fala de quem não se acomoda com os acontecimentos. A luta nunca foi fácil, mas o Grito vem resistindo. Temos como intuito chamar a atenção de quem tem poder para fazer alguma coisa pelas pessoas que vivem em situações vulneráveis”, frisou.
“Grito dos Excluídos”
Na coletiva, o sacerdote ressaltou que a criação da manifestação partiu após uma ação da igreja com a população, reunindo e discutindo as suas necessidades.
Dom Lucena relatou ainda que o encontro deveria ser realizado, como em outras dioceses, no dia 7 de setembro, data em que se comemora o Dia da Independência do Brasil. No entanto, devido aos eventos que marcam a data na microrregião de Guarabira, o “Grito” é realizado em outro dia.
Programação
Este ano o evento acontecerá na cidade de Pilõezinhos e contará com apresentações culturais, caminhada, palestra e missa presidida pelo Bispo Dom Lucena. Veja a programação completa:
13h30 – Acolhida na entrada de Pilõezinhos
14h – Apresentações culturais
15h – Caminhada até a Matriz de São Sebastião
15h30 – Palestra sobre o tema do Grito dos Excluídos
16h – Apresentação dos problemas sociais que afligem a sociedade
16h30 – Missa presidida pelo Bispo Dom Lucena
Última edição
Em 2014, o “Grito dos Excluídos” aconteceu na cidade de Araçagi e reuniu diversas pessoas e comunidades da diocese. No evento, Dom Lucena, bispo diocesano, juntamente com a comitiva do Setor de pastoral Social, fez visitas as escolas, conselhos, sindicato e hospital da cidade, além de um Fórum sobre os diversos gritos existentes no município.