O tradicional Colégio da Luz, de Guarabira, retoma nesta sexta-feira, 16, às 20 horas, a apresentação de um evento que faz parte do calendário oficial turístico da Paraíba: o Auto de Natal, encenado desde 1995, quando a montagem foi feita no Teatro Geraldo Alverga. O texto original de Maria Clara Machado de “O Boi e o Burro no Caminho de Belém” ganhou uma adaptação de Rosana Diôgo e a direção de Moacir Cirne.
Com a pandemia da Covid-19, em 2020, não houve espetáculo presencial e o Colégio da Luz realizou uma pequena versão natalina chamada de “Auto Móvel”, uma vez que persongens do presépio saíram pelas ruas de Guarabira num trio elétrico, levando músicas natalinas e arrecadando alimentos para a campanha do Natal sem Fome.
Em 2021, ainda sob os efeitos da pandemia, o evento foi realizado nos dias 18 e 19 de dezembro na forma de um espetáculo de projeção mapeada, decoração natalina e presépio vivo com o nome de Jardim da Luz.
Mesmo com visitação limitada de público, o Colégio da Luz não deixou passar em branco as comemorações do Natal 2021, arrecadando também alimentos para a campanha do Natal sem Fome.
O Auto do Natal Luz é um espetáculo gratuito em que a senha de entrada (com direito a cadeira no público) é trocada por 2kg de alimento não perecível que serão encaminhados para a campanha do Natal sem Fome.
“Para todos nós que fazemos o Colégio da Luz Guarabira, voltar a realizar o Auto do Natal Luz depois de 2 anos, por conta da pandemia, tem sido uma grande alegria e uma grande responsabilidade
ao mesmo tempo. Começamos o processo de montagem do espetáculo em setembro, com oficinas gratuitas de teatro para a comunidade, além dos alunos do Colégio da Luz”, comentou Rosana Diôgo.
O elenco do Auto do Natal Luz 2022 conta com 141 pessoas (entre alunos, professores, ex-alunos e pessoas da comunidade guarabirense). “Dirigir todo esse pessoal dentro de algumas limitações que ainda enfrentamos por conta da Covid-19, foi o maior desafio”, acrescentou Rosana.
“Quando estivermos no palco encenando a 18ª edição Auto do Natal Luz, com certeza estaremos concretizando uma emocionante mensagem de humildade, paciência, fé e esperança para toda a humanidade, com o sentimento de que o nascimento do Menino Jesus sempre trará a luz para as nossas vidas. E que não deve ser apenas no Natal, mas a cada dia da nossa existência”, comentou a diretora do espetáculo.
Direção
A 18ª edição do Auto do Natal Luz tem a direção cênica de Kalline Brito, iluminação de Fabiano Diniz, cenografia de Paulo Lino e F. Júnior, figurinos e adereços de F. Júnior, Simone Santos e equipe Colégio da Luz, coreografias de Neide Ramos e Kalline Brito, coordenação de logística de Ana Juliêta, Sandra Rodrigues e Samuel Diôgo, além de assistência de direção musical de Rogério Wilker e direção musical e geral de Rosana Diôgo.