As chuvas fortes que caem na Paraíba provocaram problemas diversos na manhã desta quarta-feira (25) em diversos municípios paraibanos. A capital João Pessoa foi a mais afetada, mas o caso mais grave foi registrado em Pocinhos, cidade do Agreste e localizado nas proximidades de Campina Grande. Chuvas devem persistir por pelo menos mais cinco dias.
Isso porque, em Pocinhos, um reservatório de água se rompeu por causa das fortes chuvas e, em consequência, ao menos quatro casas foram derrubadas. Quatro pessoas foram levadas para o Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Segundo o hospital, trata-se de dois homens (de 56 e 22 anos) e duas mulheres (de 51 e 17 anos).
Segundo a Defesa Civil, uma das principais preocupações é o Rio Jaguaribe, que corta a cidade. Kelson Chaves destacou um aumento considerável no seu nível, mas disse que nenhum incidente grave foi registrado entre as comunidades ribeirinhas. Ainda assim, ele alertou sobre a necessidade de, no menor sinal de risco, deixar as áreas de risco preventivamente. “O importante primeiro é preservar a vida”, comentou.
Outras cidades
Problemas provocadas pela chuva foram registradas ainda em Conde e em Santa Rita. Em Conde, as vias da praia de Jacumã ficaram totalmente alagadas. E muitas casas ficaram enlameadas, com a água invadindo os cômodos e provocando prejuízos diversos.
Já em Santa Rita, a sede do Projeto Legal, localizado no bairro de Marcus Moura, foi fortemente afetado. As ruas de barro que circundam o local ficaram completamente alagadas e os trabalhos do projeto precisaram ser suspensos. São 160 crianças e adolescentes pobres atendidas com reforço escolar e oficinas de arte e que recebem duas refeições por dia.
Do ManchetePB
com G1 Paraíba