O chefe da Controladoria Regional da União no Estado da Paraíba, Gabriel Aragão, entregou o cargo na manhã desta segunda-feira (30). Segundo ele, a ação é um ato de protesto contra o ministro da Transparência, Fiscalização e Controle, Fabiano Silveira. Além dele, outros dois chefes de divisão no estado também entregaram os cargos.
Em nota, Gabriel diz que “o Sr. Fabiano não preenche os requisitos de conduta para estar à frente de um órgão que zela pela transparência pública e pelo combate à corrupção”. O documento também foi assinado por Roberto Borges e Rodrigo Andrade, chefes de divisão que também entregaram os cargos na Paraíba.
O protesto acontece porque em gravações feitas pelo ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado, Fabiano Silveira faz críticas à condução da Lava Jato pela Procuradoria e dá conselhos a investigados na operação.
O áudio foi gravado por Machado durante uma reunião com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e Silveira, quando ainda era conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Na tarde desta segunda, assessores do presidente em exercício Michel Temer afirmaram que, “por enquanto”, Silveira fica no cargo.
O Sindicato Nacional dos Analistas e Técnicos de Finanças e Controle (Unacom Sindical) afirma que todos os 26 chefes regionais entregaram os cargos. No total, 250 servidores em funções de chefia colocaram seus cargos à disposição nesta segunda, de acordo com o sindicato.