O lateral-esquerdo Alex Sandro concedeu entrevista coletiva no Ninho do Urubu às vésperas do duelo do Flamengo contra a LDU, pela Libertadores, na quinta-feira. Experiente, o jogador evita usar o termo “final”, mas admite ser uma partida decisiva e importante. Para defender uma ansiedade natural do elenco antes do confronto, ele citou até Cristiano Ronaldo.
— Essa ansiedade é normal ter nesses jogos importantes. Muitas vezes é bom ter aquele frio na barriga que deixa os jogadores vivos. O Cristiano Ronaldo sempre me falava antes dos jogos que estava ansioso, com frio na barriga, medo. É sempre importante ter, obviamente que tem de ser controlado. Vejo nosso grupo maduro, tem muitos jogadores jovens, mas experientes já. Acostumados a sempre jogar, disputar grandes competições. Sabemos da importância dessa vitória, de fazer um bom jogo. Estamos treinando bem para chegar e fazer uma ótima partida e concluir essa vitória que nos dará possibilidade de passar para a próxima fase — afirmou o jogador.
O lateral também negou que haja algum tipo de crise no ataque rubro-negro. O Fla tem o melhor ataque do Campeonato Brasileiro, com 17 gols em oito jogos, mas na Libertadores balançou a rede apenas três vezes em quatro partidas.
— Sabemos que jogar o Brasileiro e a Libertadores é diferente. Acontece no Brasil e na Europa também, me lembro quando era Italiano e Champions League era sempre diferente. Os times de fora jogam contra o Flamengo e sempre mais fechado, no contra-ataque. Os jogos foram assim. Pode ser que esse jogo se desenhe igual. Acho que não tem crise no ataque, apenas estilos de jogo diferentes. As equipes vêm aqui, principalmente as de fora, e atuam mais fechadas, então é mais difícil fazer gol. Sabemos a importância do saldo de gols, mas vamos pensar no primeiro gol e depois nos outros.
Alex Sandro vive a expectativa de ser convocado para a seleção brasileira com a chegada de Ancelotti. O jogador apontou as qualidades do italiano.
— Eu nunca trabalhei diretamente com o Ancelotti, mas, como estive na Itália, conheço pessoas e jogadores que trabalharam com ele. Sempre disseram que ele é um ótimo treinador de grupo. Na seleção brasileira, o primordial é isso. Muitas vezes, tem pouco tempo para treinar, formando um bom grupo, é primordial. Fora das qualidades técnicas e de liderança que tem, ele é bem reconhecido por formar ótimos grupos. Tenho certeza que vai fazer um ótimo trabalho na Seleção — avaliou o jogador.
Uma das novidades do dia no Flamengo foi a volta de Rodrigo Caio. O ex-zagueiro chega para fazer parte da comissão técnica permanente do clube e foi apresentado ao elenco nesta terça-feira.
— Já o conhecia. É uma excelente pessoa. Sempre disse que, independentemente de ser um bom profissional, gosto de trabalhar com excelentes pessoas. Rodrigo Caio é uma delas. Ele tem o respeito total do grupo, do clube e da Nação. Desejo felicidade e tenho certeza que vai agregar muito com a experiência. Já demonstrou o carinho por todos hoje, disse que se sente em casa — afirmou Alex Sandro.
O Flamengo é o terceiro colocado no Grupo C da Libertadores, com cinco pontos e saldo zerado. A LDU está em primeiro, com oito e três gols de saldo, apenas um a mais que o Central Córdoba, em segundo e com a mesma pontuação. O Rubro-Negro encara os líderes nesta quinta-feira, às 21h30, no Maracanã, pela penúltima rodada.
Veja outras respostas de Alex Sandro
Caminhos para vencer a LDU
— Temos de fazer o nosso jogo. Sabemos que vão ter espaços para atacar, obviamente, não posso falar aqui. Mas estamos treinando em cima do último jogo que tivemos com eles e também nas partidas que a comissão vem estudando para ver a melhor maneira de atacar e defender. Hoje já treinamos em cima disso e amanhã vamos continuar para saber o que fazer na hora do jogo na parte ofensiva e defensiva.
Dificuldade no grupo
— O único resultado que importa é a vitória. Sendo uma vitória com saldo de gols seria o cenário perfeito. Mas o dia a dia estão sendo normal. Todos os jogos são uma decisão. Sabemos o quanto é importante ter os três pontos em qualquer competição. Sabemos também que a LDU precisa da vitória e até do empate para passar. Vamos fazer nosso jogo, estamos concentrados e acreditamos naquilo que estamos trabalhando. Vamos focar 100% em fazer nosso trabalho.
Fator Maracanã e torcida
— Entendemos quando vêm essas palavras da torcida falando que é guerra e quer raça. Nunca faltou isso no Flamengo, independentemente dos anos ou dos elencos. Tenho certeza eu todos que passaram aqui se dedicaram e deixaram o que poderiam deixar. O grupo está deixando tudo que pode deixar, sabe que tem que melhorar e está melhorando. Seja a comissão técnica ou os jogadores. Nós sempre agradecemos a torcida que está fazendo uma linda festa e levando energia para nós. No Maracanã é como se fosse um jogador a mais. Tenho certeza que nesse próximo jogo será uma linda festa, grande atmosfera e um ambiente bom para fazermos o nosso melhor.
O que Filipe está pedindo
— Nós sabemos a importância desse jogo. É decisivo, caso tenhamos uma derrota seria quase impossível passar. É sempre decisão no Flamengo, se perdemos um jogo na Copa do Brasil, Brasileiro ou Libertadores somos cobrados igual. Nossa forma de trabalhar e foco não mudam. Todos os dias estamos focados para fazer nosso melhor, chegar nos jogos e vencer. Sabemos a importância desse jogo e que é decisivo. Tudo que estamos fazendo e trabalhando não sai da nossa linha de trabalho.
Oscilação
— O que eu amo no futebol é ter a oportunidade de jogar em alta voltagem em todas as competições e jogos. Quando isso sair de mim, vai ser difícil continuar no futebol. Flamengo é diferente, a pressão é sempre diferente. Todos estão de olho no que estamos e não estamos fazendo. Está sempre lá em cima ou lá embaixo. Não existe meio-termo. Mas é bom porque porque sempre exige o nosso melhor. Fazer parte do Flamengo e saber que está sendo cobrado pelo melhor, te ajuda a estar sempre no alto nível. Para mim, é uma honra ter esse tipo de cobrança.
Convocação
— Sempre tive a expectativa de ser convocado pela Seleção e sempre estive à disposição. Agora com o Ancelotti e com os outros treinadores. Tenho certeza que o Ancelotti virá e fará um grande trabalho, como fez por onde passou.
Treinos para o jogo com a LDU
— Os treinamentos estão sendo ótimos, estamos ajustando coisas que ainda tem de ser ajustadas para o próximo jogo. Clima de treinamento aqui no Flamengo é sempre com clima de decisão, todos os jogos são decisivos aqui, contam muito. Sabemos da importância que tem esse jogo e os três pontos, que serão primordiais para passarmos à próxima fase.
Gol cedo
— É importante fazer o gol logo no início, mas sabemos que não é sempre que vai acontecer. Temos de ter paciência para, se não vier no início, acontecer até o final. O importante é que esse gol saia. Desde o primeiro minuto buscamos sempre entrar com uma boa energia para chegarmos o mais perto possível de fazer um gol. Nosso time é maduro e sabemos a hora certa de atacar. O mais importante é manter a estrutura e marcar bem para atacar melhor ainda.
Conversas com Filipe Luís após o jogo
— As conversas são sempre as mesmas, nos cobramos muito. O treinador sempre cobra a gente, não está sendo diferente dos outros jogos. Sabemos a tensão que gera, mais fora do que dentro para esse próximo jogo. Principalmente por como estamos colocados na tabela, mas sabemos afrontar esse momento.
Maracanã
— Já tinha jogado no Maracanã por Santos e Seleção, agora com o Flamengo. Jogar pelo Flamengo no Maracanã é sempre especial, um algo a mais. Sentir essa energia que vem dos torcedores é especial, só se vive no Maracanã com a camisa do Flamengo. Me sinto orgulhoso de vestir a camisa do Flamengo, quando estamos no Maracanã temos sempre uma força a mais.
GE