A reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a professora Margareth Diniz, informou na noite desta terça-feira (15) que o concurso público para cargos no setor técnico-administrativo da instituição, está com a programação mantida e segue normalmente.
Segundo a reitora da UFPB o extrato da empresa realizadora do certame deve ser publicado nesta semana e o edital deve sair nos próximos 15 dias.
Margareth explicou ainda que os cortes anunciados na segunda-feira (14) pela equipe da presidente Dilma Rousseff, que incluem a suspensão de concursos públicos entre as medidas de contenção de gastos, não devem afetar este concurso, visto que muitas das decisões anunciadas ontem ainda passarão pelo Congresso Nacional. Segundo a reitora, nenhuma orientação relacionada a suspensão do concurso foi recebida e a programação continua normalmente.
Previsão de 150 vagas
A expectativa pelo concurso começou no dia 3 de março, quando a reitora anunciou que realizaria a seleção para o preenchimento de 140 vagas para cargos no setor técnico-administrativo da instituição, distribuídas em cargos de nível médio e superior. Na época, a previsão era de que o edital fosse lançado em abril.
Mas em abril, o pró-reitor de Gestão de Pessoas, Francisco Ramalho, anunciou o adiamento da publicação do edital para o mês de junho, ampliando o número de vagas para 150. Segundo ele, o adiamento foi motivado porque a universidade decidiu solicitar mais códigos de vagas junto ao Ministério da Educação (MEC).
O último concurso realizado pela UFPB para técnico-administrativo ocorreu em 2012 e ofereceu 149 vagas. O maior número de inscritos foi para o cargo de Assistente em Administração (Nível Médio) com 52 vagas no Campus de João Pessoa com 14.319 inscritos, totalizando 275,37 candidatos para cada vaga. Já o cargo de Auxiliar em Biblioteconomia (Nível Fundamental) foi o que registrou a maior concorrência, com 828 inscritos para uma única vaga.
Concurso do Tribunal Regional Eleitoral
A assessoria de comunicação do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) também informou nesta terça-feira (15) que o cronograma do concurso segue como estava previsto anteriormente e não deve sofrer qualquer alteração.
As inscrições para o certame começaram nesta segunda-feira (14) e seguem até o dia 13 de outubro.
Ao todo, o concurso está ofertando quatro vagas para analista judiciário,13 para técnico judiciário (área administrativa, sem especialidade), uma para técnico judiciário (área de apoio especializado em programação de sistemas) e uma para técnico judiciário (área de apoio especializado em operação de computadores). O carga de analista é para nível superior e o de técnico, para nível médio. O edital foi lançado no dia 8 de setembro e oferece 19 vagas.
A remuneração para analista judiciário pode chegar a R$ 9.662,84 quando somado aos vencimentos o auxílio-alimentação, para uma jornada de 40 horas semanais. Já para técnico judiciário, os vencimentos podem chegar a R$ 7.023,79, para a mesma jornada de trabalho.