Nesta quarta-feira (09), uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) foi aprovada na Assembleia Legislativa da Paraíba. A aprovação aconteceu depois de três horas de debates. Cada ponto foi votado separadamente e após a aprovação em primeiro turno, foi aberta uma sessão extraordinária para a votação em segundo turno. A decisão pelo sigilo foi aprovada por 19 votos contra 13.
Um dos deputados favoráveis foi João Henrique (DEM). O parlamentar disse apoiar o voto aberto em todas as circunstâncias, inclusive em votações que perpassem por ações do Governo do Estado quando por ocasião de cassações de prefeitos, intervenções de municípios, dentre outra situações.
Leia mais
Assembleia Legislativa da Paraíba aprova fim do voto secreto na casa
“Sou Democrata e votei favorável ao voto aberto, que deveria ocorrer em todas as circunstâncias. Inclusive, nas eleição da mesa desta Casa, pois nós temos que começar a dar exemplo logo em casa e não deixar que o exemplo venha de fora. Por isso, parabenizo todos os parlamentares que fizeram história hoje, ao aprovar o voto aberto aqui na Assembleia Legislativa da Paraíba”, destacou João Henrique.
Solidariedade ao deputado Renato Gadelha
Durante pronunciamento na Tribuna da ALPB, João Henrique ainda se solidarizou ao também deputado Renato Gadelha (PSC) que foi duramente criticado por parlamentares da base de situação por ter votado contra o voto aberto na Casa.
Durante a fala, João Henrique relembrou a vivência política que teve com Renato Gadelha em décadas de militância e o defendeu definindo-o como grande democrático e desmerecedor de tamanhas críticas pela grande história que possui.