Uma série de explosões em hotéis de luxo e igrejas católicas durante a celebração da Páscoa no Sri Lanka deixou 207 mortos e mais de 450 feridos neste domingo (21), segundo o último balanço das autoridades policiais. Fontes oficiais disseram que havia ao menos 27 estrangeiros entre os mortos, entre eles americanos, britânicos e dinamarqueses.
Nenhum grupo reivindicou autoria das ações até o momento. Oito pessoas foram presas durante uma operação de captura dos suspeitos em Colombo, segundo o ministro da Defesa do país, Ruwan Wijewardene. Dois policiais morreram na ação.
O que se sabe até agora
- 8 explosões atingiram o Sri Lanka neste domingo
- 4 hotéis, 3 igrejas católicas e um complexo de casas foram alvos
- Atentados ocorreram na capital, Colombo, e em outras duas cidades
- 207 pessoas morreram e mais de 450 ficaram feridas
- 27 mortos são estrangeiros
- Nenhum grupo assumiu a autoria até o momento
- 8 suspeitos foram presos
Reações
As igrejas cristãs na Terra Santa expressaram seu pesar após os atentados. “Que difíceis, irritantes e tristes são estas notícias, especialmente porque os ataques aconteceram enquanto os cristãos comemoravam a Páscoa”, lamentou o assessor de líderes da Igreja na Terra Santa, Wadie Abunassar.
Ele transmitiu sua solidariedade ao Sri Lanka e “a todos seus habitantes em suas várias confissões religiosas e origens étnicas”. “As igrejas rezam pelas almas das vítimas e pedem a rápida recuperação dos feridos”, acrescentou, em comunicado.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou em sua rede social: “Os EUA prestam suas sinceras condolências ao grande povo do Sri Lanka. Estamos prontos a ajudar!”. Inicialmente, Trump havia postado que o número de mortos era de 138 milhões, mas corrigiu o número para 138 em um novo post.
O presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, afirmou em uma rede social que, mesmo em dia sagrado, o “extremismo deixa rastros de morte e dor”. Ele condenou os ataques e pediu conforto aos que sofrem:
Mesmo neste dia sagrado, o extremismo deixa rastros de morte e dor. Em nome dos brasileiros, condeno os ataques que deixaram centenas de vítimas no Sri Lanka, inclusive em igrejas, onde se celebrava a Ressurreição de Cristo. Que Deus possa confortar os que agora sofrem!
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) 21 de abril de 2019
ManchetePB, com G1