O governador João Azevêdo assinou a Medida Provisória que institui o ‘Primeira Chance’, programa estadual de incentivo à concessão de estágio, aprendizagem e primeira experiência profissional para estudantes do Ensino Médio da Rede Estadual de Educação. A MP foi publicada nesta terça-feira (16) no Diário Oficial do Estado da Paraíba.
O chefe do Executivo estadual também assinou os termos de cooperação entre a administração pública e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Paraíba (ABIH), que têm o objetivo de assegurar vagas para os jovens no mercado de trabalho.
“Por meio do programa, tanto os alunos egressos, quanto os concluintes das Escolas Técnicas Estaduais terão contatos com o mercado de trabalho de forma profissional; é uma satisfação assinar essa Medida Provisória que terá um impacto muito grande na vida dos jovens que saem das Escolas Técnicas e que terão, a partir de agora, uma perspectiva real de emprego. Assinamos termos de cooperação com várias entidades e serão 230 vagas até o final do ano”, explicou João Azevêdo ressaltando a importância do programa ‘Primeira Chance’ para quem busca uma oportunidade de emprego.
O programa Primeira Chance prevê a criação de um banco de talentos e os alunos terão duas vias de ingresso em estágios. A primeira via é a demanda das empresas e instituições que procurarão o banco de talentos de acordo com sua necessidade e que será acompanhada pelo programa com mentoria e supervisão. A segunda via são editais lançados pelo Programa que garantirão mentoria, supervisão e bolsa de R$ 500. Esses editais serão abertos para áreas a partir das políticas de desenvolvimento setorial.
Além de uma oportunidade para alunos do ensino médio regular, o programa pode ser a primeira chance para mais de 2.500 estudantes de cursos técnicos como: hotelaria, turismo, informática, administração, agronegócio, enfermagem, programação de jogos digitais, vendas, cozinha e técnicos em calçados. Também poderão se inscrever alunos egressos da Rede e qualificados por programas governamentais do Estado, de acordo com as especificidades dos editais.
Como meta para 2019, o Primeira Chance prevê a assinatura dos seguintes editais:
- Turismo e Hotelaria – Litoral (PBTur), 30 vagas;
- Agricultura Familiar (Secretaria de Agricultura Familiar e Procase), 30 vagas;
- Prática Profissional (SEECT), 60 vagas;
- Moda, Vestuário e Têxtil (Secretaria de Desenvolvimento Econômico), 30 vagas;
- Turismo e Hospitalidade – Brejo e Cariri (PBTur), 30 vagas;
- Empreendedorismo (Empreender), 50 vagas.