PILÕEZINHOS (PB) – A Paróquia de São Sebastião confirmou a programação do Tríduo Pascal 2017, os tradicionais dias grandes da Semana Santa. O ápice dos atos litúrgicos católicos costuma lotar a Matriz de São Sebastião com a participação de fieis da cidade e zona rural.
Na Quinta-feira Santa, a Santa Missa do Lava-pés, também conhecida como a Santa Ceia, acontece às 17h. Logo após, o Santíssimo Sacramento ficará exposto para adoração, com o revezamento dos grupos. Pontualmente a meia-noite acontecerá a procissão do silêncio até a capela do Menino Deus e, na sequência, será encenada a Via-sacra de Jesus Cristo, na qual serão complementados os sofrimentos de Filho de Deus.
Na Sexta-feira Santa, ao meio-dia será meditado o Ofício da Agonia com a reflexão das 7 últimas palavras de Cristo na Cruz. As 15h acontecerá a Celebração da Paixão seguida da procissão com o Senhor Morto.
No Sábado Santo ou Sábado de Aleluia, às 20h, será celebrada a Vigília Pascal, começando com a bênção do fogo em frente ao Cemitério Santo Antonio. Posteriormente, a procissão seguirá para a Matriz onde a liturgia própria será vivenciada.
O Domingo da Ressurreição terá as celebrações nos horários normais das 8:30h e 19h.
A Semana Santa é o ápice da vida cristã. É o tempo da conversão, da graça, por excelência. E, para vivê-la melhor, propomos alguns textos para reflexão, retirados da Liturgia da Páscoa. É o Tríduo Pascal meditado e explicado para ser vivido intensa e profundamente.
Na Quinta-feira, dia da Instituição da Eucaristia, do Lava-pés, a Igreja canta o “Ubi caritas” e se alegra, pois, ‘onde está a caridade’, o amor, Deus aí está.
Na Sexta-feira da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, é Ele mesmo que nos repreende, nos indaga: “Povo meu, o que Te fiz?”, são os “Improperium” e a Igreja clama: “Deus Santo, Deus forte, Deus Imortal, tende piedade de nós”.
Finalmente, no Sábado Santo a terra toda que estava em silêncio e solidão, exulta de alegria e adora Aquele que venceu a morte. Está vivo. Ressuscitou.
Rafael San