Os candidatos eleitos no último dia 2 de outubro nos municípios de Guarabira, Pilõezinhos e Araçagi, integrantes da 10ª zona eleitoral, foram diplomados nesta quinta-feira (15). A cerimônia aconteceu no auditório do Campus III da Universidade Estadual da Paraíba, localizado em Guarabira, sob a presidência da juíza Hígia Antônia Porto Barreto. Suplentes também foram diplomados.
Em Guarabira, foram diplomados o prefeito reeleito Zenóbio Toscano (PSDB), o seu vice-prefeito eleito Marcus Diogo (PSDB), e os 15 vereadores eleitos e reeleitos para a legislatura 2017/2020, na Câmara Municipal.
Em Pilõezinhos receberam os diplomas de prefeita e vice-prefeita eleitas, respectivamente, Mônica Mendes (PSDB) e Risoleta Pontes (DEM), bem como 9 vereadores.
Já Murilo Nunes (PSD) foi diplomado prefeito de Araçagi, juntamente com o seu vice-prefeito, Melqui Gomes (PSDB), e mais 9 vereadores.
Além dos prefeitos, vices e vereadores, receberamm os diplomas os primeiros e segundos suplentes de vereadores.
A diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi efetivamente eleito pelo povo e, por isso, está apto a tomar posse no cargo. Nessa ocasião, ocorre a entrega dos diplomas, que são assinados, conforme o caso, pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ou da junta eleitoral.
Conforme prevê o Código Eleitoral (art. 215, parágrafo único), no diploma deve constar o nome do candidato, a indicação da legenda sob a qual concorreu, o cargo para o qual foi eleito ou a sua classificação como suplente, e, facultativamente, outros dados a critério do juiz ou do tribunal.