Mais de 11 mil pedidos de registros de candidaturas foram deferidos na Paraíba, pela Justiça Eleitoral. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), até as 19h51 desta segunda-feira (12), 11.036 candidaturas tinham sido deferidas e 393, indeferidas.
Esta segunda-feira (12) foi o prazo final para todos os pedidos de registro de candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador, inclusive os impugnados e os respectivos recursos, serem julgados pelas instâncias ordinárias, e publicadas as decisões a eles relativas.
Por isso, o TRE-PB realizou uma sessão extraordinária para julgar os pedidos que ainda estavam pendentes. Sete candidaturas a vereador e uma a vice-prefeito foram indeferidas, segundo a assessoria do Tribunal Regional Eleitoral.
Durante esse período para julgamento, os registros de candidatura de Nabor Wanderley, em Patos, Tatiana Corrêa, no Conde, e Walter Brito Neto, em Campina Grande, foram indeferidos. Tatiana ainda está dentro do prazo para entrar com um recurso e os outros dois já estão com o processo encaminhado. O TRE deve julgar o pedido deles em segunda instância.
“Em grau de recurso, vai dar a possibilidade a esses candidatos de irem pra urna, de ficaram sub judice, como a gente costuma dizer. Se eles fossem simplesmente indeferidos e não entrassem com recurso, eles não poderiam participar do pleito em 2016”, explicou a coordenadora da Corregedoria Regional Eleitoral, Vanessa do Egypto.
Também chegou ao fim, nesta segunda-feira, o prazo para pedidos de substituição de candidatos. A partir de agora, só vai ser permitida a substituição em caso de falecimento de candidato.