As olimpíadas já começaram, mas os atletas brasileiros que disputaram medalhas não mostraram tudo que podiam até o momento. As grande esperanças de medalhas decepcionaram.
No judô, 4 atletas já participaram das disputas (2 no masculino e 2 no feminino), mas nenhum deles conseguiu medalha. A expectativa antes do início dos jogos era de que todos os nossos judocas conquistassem um lugar no pódio. Lembrando que o esporte já deu ao Brasil 19 medalhas na história das olimpíadas, e ainda teremos vários outros atletas disputando o esporte nos próximos dias.
Na natação, também não tivemos medalha. Nossa melhor colocação foram 5º lugares nas disputas dos 100m Peito Masculino e no Revezamento 4×100 Livre Masculino. Essa última prova voltou a consagrar o maior atleta olímpico da história, Michael Phelps, que conquistou sua 23ª medalha, a 19ª de ouro.
Mas também tivemos várias surpresas positivas nos primeiros dias. A medalha de prata conquistada até o momento veio com Felipe Wu, no tiro esportivo. E a cor da medalha poderia ter sido diferente, já que o duelo do brasileiro com o vietnamita Xuan Vinh Hoang só foi decidido no último tiro.
No Handebol, a goleira paraibana Maysa Pessoa entrou no decorrer da vitória do Brasil contra a Noruega, atuais campeões mundiais, e foi um dos destaques, chegando a levantar e empolgar o público em vários momentos. No masculino, fizemos história: a seleção brasileira venceu a Polônia, 3ª colocada do ranking mundial, na estreia dos jogos. Foi a primeira vitória brasileira contra seleções europeias na história olímpica.
No domingo, todos os nossos tenistas venceram nas quadra cariocas, e tivemos também classificações no tênis de mesa e na ginástica artística feminina, onde o Brasil ficou em 5º por equipes e tem grandes chances de medalha.
Hoje o destaque vai para Kaio Márcio, que disputará as eliminatórias dos 200m Borboleta a partir das 13:30hs.
Confira o quadro de medalhas ao fim do 2º dia de olimpíadas: