Um caixa eletrônico de uma agência bancária que funciona em frente a uma delegacia foi explodido no início da manhã deste sábado (20) na cidade de Cuitegi, no Agreste paraibano. Segundo a Polícia Militar, cerca de oito homens encapuzados e fortemente armados participaram da ação. A PM não sabe quanto em dinheiro foi levado. Uma dinamite foi encontrada dentro do banco.
A explosão aconteceu por volta da 4h30 e, de acordo com o soldado Hernandes, do destacamento de Cuitegi, o grupo estava fortemente armado. Na fuga, os assaltantes atiraram nas casas dos moradores e nos carros que estavam estacionados na rua próxima ao banco, mas ninguém ficou ferido. O grupo acendeu duas bananas de dinamite para causar a explosão. Porém, uma delas não detonou. A polícia precisou convocar um perito em explosivos para retirar e desativar o artefato.
Ainda conforme o policial, os criminosos fugiram em um carro e uma motocicleta com sentido a cidade de Pilões, no Brejo. O carro usado na fuga foi encontrado em seguida próximo a Lagoa Nova. A polícia segue em diligências na tentativa de encontrar os meliantes.
Ocorrências contra bancos na PB
Segundo o Sindicato dos Bancários da Paraíba, este ano já foram registrados 72 ataques a estabelecimentos bancários no Estado. Do total de ocorrências contabilizadas pelo relatório do sindicato, os casos de explosões lideram as estatísticas, totalizando 34 ocorrências. No último mês, outra cidade do Brejo teve o posto bancário atacado. Na cidade de Cubati, homens armados chegaram em uma caminhonete e explodiram o caixa eletrônico. Nesta ação, os bandidos não conseguiram retirar toda a quantia em dinheiro disponível.
No ano passado, o relatório do Sindicato dos Bancários foi fechado com 116 ocorrências.