Na noite desta terça-feira (29), a Câmara de Pirpirituba debateu, em Sessão Especial, o tema da Campanha da Fraternidade sugerido pela CNBB para este ano de 2016 – “Casa comum, nossa responsabilidade”.
Após o início da Sessão, o Presidente da Casa, Vereador Ronaldinho passou a palavra para o Padre Demétrio, Administrador Paroquial de Pirpirituba, que saudou os presentes e lembrou a importância de debater o tema e da responsabilidade que todos têm mediante o planeta.
Dando prosseguimento, o Radialista e membro da Pastoral de Comunicação da Diocese de Guarabira, Rafael San, fez uma explanação sobre o tema e apresentou dados referentes ao saneamento básico no Brasil. Rafael apresentou também formas e métodos com os quais a população pode contribuir para preservar o meio ambiente e pontuou benefícios coletivos que são gerados a partir do saneamento. Ainda durante a apresentação, Rafael San citou exemplos bíblicos no qual o próprio Deus evidencia, através dos autores dos textos sagrados, os cuidados que a humanidade deve ter com a criação.
O Professor da Universidade Federal de Campina Grande, Assis Sousa, sequenciou a Sessão trazendo números e dados técnicos a respeito do tema, como questões sobre a legislação vigente no país. O Professor falou sobre os objetivos da CF ressaltando que a proposta da CNBB precisa se tornar concreta. Ele evidenciou que o saneamento básico deve ser uma política pública constante e não apenas de determinado governo. Assis Sousa lembrou ainda a importância do engajamento da população à luz de uma realidade cristã por meio de atitudes responsáveis para com o meio ambiente.
Depois das exposições dos palestrantes convidados, autoridades fizeram uso da palavra e convergiram no discurso da importância do tema proposto pela CF.
Dentre os presentes na Sessão estavam os vereadores Givanilson, Dorinha, Josinaldo, Assis e Luís Flávio, bem como, as secretárias Nalva Xavier (Educação) e Cida Amaro (Assistência Social); a Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Maria do Céu; o Sargento Carlos, representando a autoridade policial; a religiosa Irmã Socorro; o Vigário Paroquial, Padre Paulo Roberto; o vereador sertãozinhense Josenildo Francisco; Diretoras de órgãos da administração municipal; representantes de comunidades e populares.
Ao final da Sessão foi constituída uma comissão que ficará responsável por elaborar sugestões que devem ser encaminhadas ao Poder Executivo Municipal e outras instituições responsáveis pela gestão ambiental, sanitária e social.
Com Assessoria