As inscrições para a segunda edição de 2015 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que dá acesso às principais universidades do Brasil, começam à meia-noite desta segunda-feira (8). No estado da Paraíba, serão oferecidas mais de 5,6 mil vagas que estarão disponíveis para inscrição a partir da 0h. A consulta aos cursos e instituições já está disponível no site do programa.
Todos os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em 2014, e obtiveram nota acima de zero na redação podem tentar uma vaga nas instituições públicas de ensino superior vinculadas ao Sisu, basta informar o número de inscrição e a senha usados no Enem. Os candidatos não precisam pagar nada para fazer a seleção pelo sistema.
Leia mais
IFPB oferta mais de mil vagas para o segundo semestre pelo Sisu
UFCG oferece 1.580 vagas pelo Sisu 2015.2
Juntas, UFPB e UEPB oferecem 3.008 vagas pelo Sisu no segundo semestre
O processo seletivo do Sisu para o segundo semestre terá apenas uma chamada e o resultado, que será divulgado no dia 15 de junho, poderá ser consultado na página do Sisu na internet. A matrícula deverá ser realizada nos dias 19, 22 e 23 de junho na instituição em que o aluno foi selecionado.
Para fazer parte da lista de espera, o candidato deve entrar no site do Sisu entre os dias 15 e 26 de junho. As universidades terão de 19 a 26 de junho para informar as vagas disponíveis no site.
Em todo o Brasil, a segunda edição do Sisu 2015 selecionará alunos para 55.571 vagas em 72 instituições públicas de ensino superior.
Como participar
Ao acessar o sistema, os estudantes poderão checar todas as vagas disponíveis para a seleção. Porém, cada estudante poderá se inscrever em duas opções de vagas. No ato da inscrição, será preciso escolher, em ordem de preferência das vagas, a instituição, o local de oferta, o curso e o turno em que ele é ministrado.
Até as 23h59 desta quarta, o estudante poderá trocar suas opções no sistema quantas vezes quiser, e também cancelar sua inscrição. Durante o período, o Sisu informará a nota de corte de cada curso e turno, ou seja, a nota mínima para ser aprovado naquele curso, segundo o número total de inscritos e o número de vagas oferecidas. O Sisu considera apenas as últimas opções cadastradas no momento do fechamento das inscrições.
Na hora de fazer as duas opções de vaga, o candidato deve escolher uma das três modalidades de concorrência: a concorrência pelo sistema de cotas que segue a lei federal, a concorrência pelo sistema de ação afirmativa determinado pela instituição de ensino que oferece a vaga, e a ampla concorrência.