A seleção brasileira derrotou o Peru por 3 x 0 nesta terça-feira, em Salvador, e conquistou a segunda vitória em casa nas eliminatórias da Copa do Mundo de 2018, subindo para o terceiro lugar na competição, na última partida no ano.
Com uma nova formação, tendo Neymar como único atacante e quatro meio-campistas por trás –Willian, Elias, Renato Augusto e Douglas Costa– o Brasil chegou à vitória liderado por uma ótima atuação de Douglas Costa, que abriu o marcador e participou dos outros dois gols, anotados por Renato Augusto e Filipe Luís.
Abertos pelas pontas, Douglas Costa e Willian se destacaram na parte ofensiva, tendo apoio dos laterais Daniel Alves e Filipe Luís, em uma partida em que a seleção brasileira não foi ameaçada pelo adversário.
Elias e Renato Augusto, escalados para jogar nas mesmas posições e da mesma forma que atuam no Corinthians, demonstraram bom entrosamento e deram consistência e qualidade ao meio-campo.
A vitória na Fonte Nova, estádio onde a seleção brasileira nunca foi derrotada em 13 partidas, levou o time aos 7 pontos em 4 de 18 rodadas das eliminatórias sul-americanas, atrás de Equador (12 pontos) e Uruguai (9). O Brasil tem vantagem sobre Paraguai e Chile no saldo de gols.
“O time foi refeito, está crescendo a cada jogo, encontrando sua forma de jogar a cada dia. Temos de continuar crescendo porque é uma caminhada muito longa”, disse Filipe Luís, do Atlético de Madri, logo após a partida.
Douglas Costa abriu o marcador aos 21 minutos de jogo, completando dentro da pequena área um cruzamento da direita de Willian.
O autor do primeiro gol também participou do segundo e do terceiro, ambos com boas jogadas individuais. Aos 12 minutos da etapa final, ele limpou a marcação e rolou para Renato Augusto tocar com categoria para o fundo da rede. Aos 32, bateu cruzado da direita e Filipe Luís marcou no rebote do goleiro Penny.
O meia do Bayern de Munique ainda acertou uma bola na trave, em cobrança de falta da lateral da área que surpreendeu o goleiro peruano e acertou o poste.
O Brasil, que antes da vitória sobre os peruanos empatou com a Argentina (1 x 1), derrotou a Venezuela (3 x 1) e perdeu para o Chile (2 x 0), voltará a campo apenas em 24 de março para enfrentar o Uruguai, em casa, na próxima rodada das eliminatórias para o Mundial da Rússia.
Da Routers